Esperanto a língua que veio do céu?

Não é de hoje que se ouve esse tema. Será que o Esperanto veio do céu?

Se sim ou se não, o que importa isso?

Basta avaliarmos o conteúdo, a mensagem que cada fato, ação e objeto traz consigo. Basta examinarmos qual o objetivo do Esperanto como língua internacional.

Nesses começo de século, o Esperanto tem por objetivo irmanar todos os povos sobre uma mesma linguagem, uma mesma estrela. Há uma linda frase em Esperanto: “Por ĉiu popolo sia propra lingvo, Por ĉiuj popoloj Esperanto!“, em português significa: “Para cada povo sua própria língua, Para todos os povos Esperanto!”. Se essa frase causa um impacto negativo, reveja seus conceitos de soliedariedade, pois o que o mundo mais necessita hoje em dia é isso! Somos irmãos de diferentes etnias e só uma linguagem neutra onde ninguém é dono e ao mesmo tempo todos são donos pode fazer com que haja um diálogo fraterno de entendimento.

Língua internacional é só aquela na qual todos os povos podem ter o prazer de aprendê-la. Algumas das línguas mais importantes da atualidade não trazem consigo essa característica, pois os países que a utilizam de meios pouco sugestionáveis para conquistarem o que desejam. Como o país escravisado, de livre e espontânea vontade, pode aceitar a imposição de aprender a língua daqueles que o maltrataram?

Observe os Esperantistas, aqueles que labutam nesse ideal. Pelo simples fato de um Esperantista encontrar outro já não interessa nem de onde um ou o outro é. Ambos podem conversar em pé de igualdade e com a mesma língua, num ambiente de alegria, ambiente de festa.

As forças do movimento Esperantista ressurge das cinzas nesse momento de globalização, nesse momento onde as informações atravessam os oceanos mais rápido que um piscar de olhos. E aprender essa linguagem não privilegia qualquer nação, pois todas devem aprendê-la.

Se procurarem, todos podem perceber que existem diversas línguas planejadas, algumas ainda em construção, entretanto o Esperanto já está aprovadíssimo e seu caráter é universal, pois nas suas bases existem as bases de diversas outras línguas, por isso ele não é estranho a muitos estudiosos: todos reconhecem nele algo de familiar.

Se em um tempo tempo longínquo Deus desceu e confundiu a linguagem dos homens [Torre de Babel], nesse milênio ele nos entregou o Esperanto para que todos compreendamos uns aos outros!

Advertisements
  1. Komenti

Respondi

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Ŝanĝi )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Ŝanĝi )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Ŝanĝi )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Ŝanĝi )

Connecting to %s

%d bloggers like this: