Lecionoj

Saluton Amikoj kaj Amikinoj,

Olá Amigos e Amigas,

Se ci trovas la kurson disvastigatan en Antero Azevedo alklaku la ligilon:

Se tu procuras o curso divulgado  em Antero Azevedo clique no link:

ULE.pdf

Unua Leciono de Esperanto

As 16 Regras do Esperanto

1 Não existe artigo indefinido; existe apenas um único artigo definido, LA (o, a, os, as), idêntico para todos os sexos, casos e números.

2 Os substantivos: terminam em O. Para formar o plural, acrescenta-se J. Existem somente dois casos: nominativo e acusativo, obtendo-se o ultimo mediante o acréscimo de N ao nominativo (objeto direto). Os demais casos são expressos por preposições (genitivo DE; dativo AL; ablativo PER, etc).

3 Os adjetivos: terminam em A. Número e caso como para os substantivos. Forma-se o comparativo por meio da palavra PLI e o superlativo por meio da palavra PLEJ; com o comparativo, emprega-se a conjunção OL.

4 Os numerais: cardinais (indeclináveis) são: unu, du, tri, kvar, kvin, ses, sep, ok, naŭ, dek, cent, mil. Dezenas e centenas formam-se pela simples junção dos numerais. Para assinalar os numerais ordinais acrescenta-se A; para os múltiplos, OBL; para os fracionários, ON; para os coletivos, OP; para os distributivos a preposição PO. Numerais substantivos e adverbiais podem também ser empregados.

5 Pronomes Pessoais: mi (eu), vi (você), li (ele), ŝi (ela), ĝi (ele, ela) (pronome neutro, para coisa ou animal), si (reflexivo), ni (nós), vi (vocês), ili (eles), oni (se, a gente): os possessivos se formam acrescentando A. A declinação é igual à dos substantivos.

6 O verbo não sofre alterações com referencia à pessoa ou ao numero. Formas do verbo: tempo presente toma a desinência -as; tempo passado recebe a terminação -is; tempo futuro recebe a terminação -os; condicional, a desinência -us; imperativo, a desinência -u; infinitivo, a desinência -i. Os particípios: presente ativo -ant; passado ativo, -int; futuro ativo, -ont; presente passivo, -at; passado passivo, em -it; futuro passivo em -ot. A forma passiva é obtida com uma forma correspondente do verbo esti mais um particípio passivo do verbo exigido; a preposição com a voz passiva é de.

7 Os advérbios terminam em E, sendo o comparativo dos advérbios formado da mesma maneira que para os adjetivos.

8 Toda palavra se pronuncia como se escreve.

9 O acento tônico cai sempre na penúltima sílaba.

10 Todas as preposições regem o caso nominativo.

11 As palavras compostas se formam pela simples junção das palavras (a palavra principal fica no fim). As terminações gramaticais são igualmente consideradas palavras independentes.

12 Havendo outra negativa na sentença, a palavra NE é omitida.

13 Para indicar direção, rumo a algum lugar, as palavras tomam a desinência do acusativo -N.

14 Toda preposição tem sentido definido e constante; se, porém, o sentido direto não indicar qual seja ou deva ser, emprega-se a preposição JE, que não possui sentido próprio. Em lugar de JE podemos usar o acusativo sem preposição.

15 As chamadas palavras estrangeiras, i.e., aquelas que a maioria das línguas tirou de uma só fonte, não sofrem alteração em esperanto; porém, com diversas palavras de uma mesma raiz é preferível empregar sem variação somente a palavra fundamental e, com esta última, formar o resto, de conformidade com as regras do Esperanto.

16 A vogal final do substantivo e do artigo pode, às vezes, ser eliminada e substituída por um apóstrofo.

  1. Komenti

Respondi

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Ŝanĝi )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Ŝanĝi )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Ŝanĝi )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Ŝanĝi )

Connecting to %s

%d bloggers like this: